Educação Física na web 3.0.

Parabéns aos alunos que desenvolveram muito bem este trabalho. A indicação e o reconhecimento deste projeto para participar da final do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2012 é fruto da participação de vocês! Aqui no blog do nosso projeto que passa de 21.000(assim é a web 3.0: colaborativa, contextual e em rede de conteúdos específicos) uma breve descrição.
Conheça todos os finalistas: https://www.educadoresinovadores.com.br/index.asp


Esse é o símbolo do nosso projeto: O jovem conectado ao mundo moderno e contemporâneo, com conhecimentos múltiplos e fisicamente ATIVO.
ELE É O ANTISSEDENTÁRIO CONECTADO!

O que é o projeto?

Trata-se de um projeto com ênfase na pesquisa, no ensino e na produção de conhecimentos pelos alunos. A preocupação inicial foi estabelecer um mapeamento das condições físicas locais para prática do exercício físico na sua comunidade(pesquisa-estudo do meio) e, depois, com a sistematização do trabalho pedagógico do professor, trabalhar os conteúdos(ensino), desenvolvendo competências para que, com autonomia e gestão, os alunos possam ser sujeitos na construção de suas próprias estratégias de movimento fora da escola. De aspecto colaborativo, este projeto procurou detalhar os conteúdos mais significativos, usando os recursos da tecnologia da informação e comunicação (softwares, aplicativos, blog https://saudenaescola.wordpress.com/ e rede social: facebook.com/snaescola ) e que, consequentemente, o aluno fosse o autor na construção de conhecimentos digitais (produção de conteúdos), estimulando sua família, seu grupo de amigos e sua comunidade para realização de práticas corporais saudáveis. Este projeto se apoia nos fundamentos da web 3.0 (organização, sistematização e customização da informação), apresentada de forma mais específica e direta, apropriada aos interesses, capacidades e habilidades dos alunos. Procura estimular os alunos ao exercício do seu protagonismo (como produtores de conhecimento), possibilitando pesquisar, aprender, escrever, e colaborar. Os materiais produzidos pelos alunos estão online (blog, redes sociais e internet), numa coleção de conteúdos digitais abrindo perspectivas para discussão sobre saúde, qualidade de vida e o exercício físico.

  • Quais foram as necessidades que o levaram a implantar este projeto?

    Quais as questões pedagógicas que o professor de Educação Física deve se preocupar no século XXI? Quais os conteúdos escolares em Educação Física devem ser trabalhados? Quais os interesses, competências e habilidades dos alunos neste século? Como deve se adequar o ensino-aprendizagem na web 3.0? Quais as questões de saúde que vêm afligindo a sociedade? Essas e outras questões devem ser motivo de preocupação para escola, seus professores e toda sociedade e, por isso, este projeto foi desenvolvido, para ampliarmos o espaço da Educação Física na escola para além da prática esportiva e da recreação, voltada para a pesquisa e a produção de conhecimentos para uma vida mais ativa e saudável, usando as tecnologias digitais para web 3.0. É preocupante a quantidade de obesos e pessoas acima do peso em nosso país. Cada vez mais, cresce esse número e com ele a possibilidade de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão, diabetes, infarto, derrame, doenças respiratórias etc), trazendo um custo alto para a saúde pública. A enorme fartura e a facilidade de acesso à comida, aliado ao sedentarismo, estresse, má alimentação e as facilidades tecnológicas da vida moderna, são fatores que vêm causando essa mutação fisiológica na população (obesidade).Dados oficiais da última pesquisa de Vigilância de fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada pelo Ministério da Saúde, em 2012, mostrou que pelo menos 64% dos brasileiros lutam contra a balança, sendo 48,5% por excesso de peso (IMC entre 25-29,99) e 15,8% por obesidade (IMC acima de 30). Outro dado importante que deve ser considerado são os da última Pesquisa de Orçamentos Familiares, referentes aos anos de 2008 e 2009 e realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério da Saúde, que mostraram que a parcela dos meninos de 10 a 19 anos de idade com excesso de peso passou de 3,7% (1974-1975) para 21,7% (2008-2009). Já entre as meninas, o aumento foi de 7,6% para 19,4%. A reflexão e o combate para reverter essa realidade é uma tarefa de toda sociedade. Uma parte da solução pode ser estabelecida dentro da escola, pela discussão pedagógica e, principalmente nas aulas de Educação Física, com o auxílio dos recursos da tecnologia da informação e comunicação. Temos de considerar que as tecnologias mudaram o padrão de comportamento da sociedade. E por que não usar isso em favor do aprendizado? Como aproveitar a tecnologia e estimular os alunos a serem fisicamente mais ativos? Como aproveitar a tecnologia para o aluno produzir conhecimentos? A pesquisa em que o aluno “copia e cola” da internet e entrega o trabalho ao professor é coisa do passado. Na realidade da web 3.0 o aluno produz, organiza e customiza suas informações para melhoria do seu aprendizado, buscando em diferentes fontes, analisando, contestando e selecionando informações, para construir e produzir conhecimentos.

    Objetivos:

    a) Desenvolver competências e habilidades para produção de conhecimentos, através da pesquisa (estudo do meio), do ensino dos conteúdos (o saber), da prática (o fazer), organizando, sistematizando e customizando a informação, usando as tecnologias digitais na web 3.0.
    b) Desenvolver competências e habilidades para que o aluno seja autônomo no gerenciamento de suas atividades corporais fora da escola e, através do trabalho colaborativo, estimular sua família, seu grupo de amigos e sua comunidade para adoção de um estilo de vida ativo.

    O projeto desenvolveu-se em três etapas

    1ª etapa: O que os alunos precisam conhecer para produzirem conhecimentos. Identificação e análise do contexto (estudo do meio).
    2ª etapa: O que os alunos precisam conhecer para realizar suas atividades físicas de forma autônoma.
    3ª etapa : Produção, socialização dos conhecimentos e autoavaliação.

    Para termos a ideia do alcance da web 3.0 para o aprendizado colaborativo, uma postagem de conteúdo digital produzido pelos alunos do 9º ano e publicada na rede de compartilhamento do YOUTUBE, passa dos 1600 acessos. Essa é a perspectiva da nova web para o aprendizado, criar uma rede de compartilhamento de conteúdos digitais que estarão online, não mais em papel, na qual o aluno é o centro do processo na produção desses conteúdos, é claro, sistematizado pelas ações pedagógicas do professor.

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